retpolanne life in general blog

A catgirls life 🏳️‍⚧️😺

24 November 2025

Eu acho que voltei a gostar de jogos

by Anne Isabelle

Eu sempre tive uma relação meio estranha com jogos. Quando criança, tive acesso muito fácil a eles, pois a pirataria corria solta por essas bandas. Era muito fácil ter muitos jogos pros meus consoles, e tive vários, alguns que guardei até hoje. Jogar sempre me divertia, e nos anos 2000 os jogos eram um pouco mais simples e bem divertidos.

Porém, eu tinha um grande problema – uma dificuldade imensa em focar no mesmo jogo do início ao fim. Até porque eu tinha muitos jogos, então por que focar em um só jogo? Além disso, eu tinha vários consoles também.

Durante minha adolescência, eu decidi começar a focar mais nos jogos e tentar terminá-los, o que deu certo. Lembro que terminei jogos até difíceis, como Metal Gear Solid V e Metal Gear Solid: Peace Walker (eu amo Metal Gear Solid). Antes disso, também joguei alguns clássicos no PC que eu amava, como Portal, Mirror’s Edge e GTA IV.

Quando eu finalmente comprei, com meus primeiros meses de salário, um PS4, eu passei a me contentar com poucos jogos comprados legalmente. Eu tinha uma boa coleção, e cheguei a terminar alguns jogos muito bons como The Last Guardian (que é lindo de chorar), Mirror’s Edge Catalyst, Nier Automata (outro jogo incrível que me fez me tornar fã de jogos hack’n’slash com mulheres foda), Undertale.

Com o tempo, eu fui ficando meio chateada com o fato de não conseguir focar mais em conteúdo em que eu tivesse que dedicar tempo, como jogos e livros. Acho que a pandemia me deixou muito cansada pra isso. Eu passei a ter uma coleção de videogames (um Nintendo 64 em que zerei Ocarina e Mario 64 e outros videogames, alguns meus da infância e outros que comprei pois sempre quis tê-los) mas mal jogava.

Em 2020, comprei o PS5 no lançamento, mas joguei apenas Astro Bot e Spider-Man: Miles Morales, depois fiquei um bom tempo sem terminar nada e mal tocando no videogame (apesar de acumular alguns games).

A real é que a indústria dos games estava me fazendo um pouco de mal, e não estava me sentindo feliz jogando joguinhos. Até que, no Natal de 2024, decidi comprar Stellar Blade (pois um amigo havia baixado uma demo no meu PlayStation) e gostei do jogo. Muito parecido com Nier Automata (tem até uma DLC com a 2B), o jogo é o seu típico jogo de mulher foda com espadinha e robô que atira.

Porém, comecei o jogo e passei o ano todo sem jogar porque a vida cobrou coisas de mim.

Mas, nas últimas semanas, eu estive desempregada. E tentando não surtar, decidi reviver alguns dos meus videogames antigos baixando vários clássicos – sejam em flashcarts, emuladores, servidores caseiros e pendrives cheios de jogos. Também decidi começar a levar meu Switch por aí pra jogar Pikmin 4, um jogo extremamente fofo e cozy. E também decidi investir mais na história e na gameplay de Stellar Blade.

E, sinceramente, to indo bem. Antes eu reduzia a dificuldade nos bosses pra conseguir passar, mas agora sinto que tenho habilidades pra conseguir lutar contra eles. O jogo tem elementos de puzzle muito interessantes também. Enfim, tem sido bom jogar esse jogo nos últimos dias.

Ciao.

tags: